Veja como agilizar o cálculo do seu imposto de renda na bolsa de valores de forma rápida e simples.
1 - Baixe as suas Notas de Corretagem - padrão SINACOR
A primeira coisa que você precisa fazer é entrar no site da sua Corretora e baixar todas as notas de corretagem no padrão SINACOR (que é um arquivo PDF gerado de acordo com o sistema interno da B3). Algumas corretoras oferecem essa opção diretamente no site, enquanto outras, será necessário entrar em contato pelos canais de atendimento indicados pela própria corretora.
Arquivos do tipo "imagem", PDFs não pesquisáveis ou protegidos por senha não serão carregados pelo sistema.
2 - Carregue as suas Notas de Corretagem no sistema
Você precisará carregar no sistema todas as suas notas de corretagem desde quando começou a operar, de preferência na ordem de data da operação. Isso pode ser feito arrastando todas as notas até a área destacada onde se lê "Clique para selecionar ou arraste os seus arquivos aqui" a partir da página inicial, ou na página de Extração (menu superior -> Extração).
3 - Revise as informações importadas
Na página de Extração, o sistema vai mostrar as operações carregadas a partir da leitura dos arquivos na seção vertical central da tela, identificada como Extração. A partir daí fica disponível a opção Importar, logo acima da lista de operações.
É extremamente importante que você revise todas as operações identificadas pelo sistema, para evitar valores incorretos ou faltantes. Caso alguma operação não foi carregada totalmente, pode ser corrigida com a opção Editar. Caso a operação não tenha sido encontrada durante o processamento, poderá ser incluída através da opção Incluir.
4 - Importe as suas Notas de Corretagem
Ao clicar na opção Importar o sistema deve fazer automaticamente a importação, processo que pode demorar alguns minutos. Enquanto ocorre a importação, as operações vão sendo movidas da lista na seção Extração para a seção Importação. Ao término do processamento, fica disponível na seção Importação a opção Calcular IR, logo acima da lista de operações.
5 - Confira o Imposto Calculado
Ao clicar na opção Calcular IR o sistema deve fazer automaticamente o cálculo, e ao final mostrando os resultados obtidos agrupados por mês de competência. Para cada mês, é possível visualizar os resultados de cada grupo de cálculo (Ações, Opções). O campo Imposto a Pagar destacado abaixo na tabela de cada competência sumariza o imposto a ser pago via DARF para aquele mês.
No caso de ações, se não for ultrapassado o limite de 20 mil reais em operações de venda no mês, o imposto fica zerado. Resultados de operações com Fundos Imobiliários são calculados e agrupados à parte pois a base de cálculo não pode ser compartilhada.
Atenção: Você deve aferir se os resultados estão de acordo com o esperado, pois qualquer operação não importada no sistema pode dar diferença no cálculo.